[ 14 de Junho, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Poliana Okimoto

Campeã Mundial 
Primeira nadadora brasileira Medalhista Olímpica 
Campeã Mundial do Circuito Mundial, vencendo 9 das 11 etapas disputadas
Mais de 50vezes campeã brasileira 
20 anos defendendo a seleção brasileira

[ 12 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Delmino Pereira

Delmino Pereira é o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e, desde 2021, também da UEC. É, desde 2017, também Membro da Comissão de Ciclismo de Estrada da UCI. No seu mandato, enquanto Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, obteve 50 medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo. Conta no seu currículo desportivo com uma carreira de corredor ao mais alto nível (foi corredor entre 1985 a 2001, tendo como primeiro clube o Lordelo) tendo alcançado, durante a sua carreira desportiva, um total de 54 vitórias como profissional pela equipa do Boavista Futebol Clube.
Como dirigente desportivo foi, ainda, Diretor Desportivo da equipa “Casa Dolores Boavista”, Fundador da “APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais”, da qual foi também presidente e Diretor da Federação Portuguesa de Ciclismo. Foi, ainda, Promotor do Troféu RTP e Promotor da Volta a Portugal 2020.

[ 12 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

André Siqueira

André Siqueira é mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF) e encontra-se atualmente a doutorar em Ciência dos Esportes na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD – Portugal). Tem, ainda, um curso avançado de Gestão Esportiva (CAGE) pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e uma especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx).

É atualmente o fundador e diretor-presidente do Instituto Jogo Limpo, associação sem fins lucrativos que visa difundir os Valores do Esporte e colaborar com o esforço mundial antidopagem.

Foi, ainda, diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), gerente da competição de Saltos Ornamentais dos Jogos Olímpicos – Rio2016 e Science and Anti-Doping Manager no Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) – Bruxelas, Bélgica, bem como membro do Conselho Técnico de Natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e pesquisador do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército e chefe do Laboratório de Fisiologia do Exercício deste Instituto por cerca de 10 anos.

Por fim, atuou como técnico e/ou chefe da equipe de natação do Exército e das Forças Armadas, tendo participado dos Mundiais Militares de Natação de 1997, 2003, 2007, 2009, 2010 e 2011, este último, os Jogos Mundiais Militares em 2011.

[ 29 de Julho, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Luís Horta

Médico especialista em Medicina Desportiva e em Medicina Física e Reabilitação, Mestre em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina de Lisboa e Doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Exerceu funções como Professor Auxiliar Convidado da NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa e como Professor Associado Convidado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Foi Presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal e consultor internacional da UNESCO para a Autoridade Brasileira de Controlo de Dopagem.

É membro da Comissão Disciplinar Independente para a Norma Internacional para Laboratórios da Agência Mundial Antidopagem, membro do Colégio Disciplinar Antidopagem e exerce funções como coordenador dos Centros de Ensino e de Investigação do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, EPE.

Foi Atleta de Alta Competição (grupo A) na modalidade de Atletismo.

[ 29 de Julho, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Fábio Figueiras

Presidente da Comissão Executiva do Ética Summit;

Licenciado em Direito, pós-graduado em Direito do Desporto,  Mestre em Desporto (“FIFA Master”);

Vice-presidente do Panathlon Clube de Lisboa está responsável pelas relações Internacionais do Clube.

Para Fábio Figueiras, o Ética Summit estabelece, pela dimensão internacional dada pelo envolvimento do mundo lusófono, com espírito inovador e crítico, um marco histórico na discussão da ética no desporto dos vários países participantes.