Alexandra Tavares
Alexandra Tavares trabalha, atualmente, como tesoureira no Comité Paralímpico de São Tomé. Anteriormente, colaborou na preparação dos jogos paralímpicos de 2012, ao serviço do Comité Paralímpico de Angola.
Alexandra Tavares trabalha, atualmente, como tesoureira no Comité Paralímpico de São Tomé. Anteriormente, colaborou na preparação dos jogos paralímpicos de 2012, ao serviço do Comité Paralímpico de Angola.
José Salvador Macuácua concluiu formação no Curso de licenciatura em Gestão Desportiva, tendo ainda completado diversos cursos e capacitações em Gestão Desportiva e como Treinador de Desporto Adaptado, bem como em Ciclismo Adaptado. É atualmente Presidente da Federação Moçambicana de Desporto para Pessoa Com Deficiência e Promotor de Desporto comunitário inclusivo – Fase “Estrelinha”. Foi Assessor desportivo e administrativo, bem como Diretor Técnico, da federação Moçambicana de Desporto para Pessoa Com Deficiência (FMDPCD). Foi, ainda, Membro da Sub Comissão Técnica e coordenador da Seleção moçambicana de atletismo Adaptado nos Jogos da CPLP (em Maputo), bem como Coordenador da Seleção Moçambicana atletismo adaptado no jogos Africanos (em Maputo). Como Atleta esteve experiências em várias modalidades, tais como o Futebol e Atletismo, tendo sido Sénior em clubes de Maputo e Quelimane.
Vladimir Sanó tem uma licenciatura/Bacherelato em Administração (2011 – 2016) e Licenciatura/Bacharelato em Educação Física e Desporto (2003-2007). Envolvido com organizações de sociedade civil guineense desde 2000 até a presente data (09-06-2024) nas atividades de direitos humanos e membro fundador de várias organizações (regionais) de defesa e promoções dos direitos humanos das pessoas com deficiências e incluindo Federação das Associações de Direitos das Pessoas com Deficiência da Guiné – Bissau (FADPD – GB 2009 a 2024); fundador e membro de conselho de administração de ONG Jededias e trabalho na reabilitação base comunitária de crianças com deficiência e epilepsia (Jededias 2010 a 2023); Membro de Comissão Nacional dos Direitos Humanos (ano 2010 – 2018); ativista e membros de várias organizações de sociedade civil guineense (CNJ, RENAJ, ASA, Academia de Lideres Ubuntu da Guiné – Bissau, Comité Paralímpico -GB, PNAfrica); Secretário-Geral do Comité Paralímpico da Guiné-Bissau, Chefe Missão da Guiné – Bissau nos Jogos Paralímpicos de London 2012, Tokyo 2020 e Paris 2024, mentoria e consultoria em diversas Organizações Desportivas Não governamentais e incluindo associação dos albinos da Guiné – Bissau. Docente de Educação Física e Desportos colocado pelo Ministério da Educação Nacional na região de Bolama/Bubaque no Ensino Básico (2007/2008), transferido e Colocado na SAB (2008 e 2011) e Contrato na Escola Nacional de Educação Fisica e Desporto como docente (2011 e 2012);
Águeda Gomes é licenciada em Desporto pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, Mestre em Ciências da Cinesiologia na especialidade de Educação Física Adaptada, pela universidade, “Texas Woman’s University”, Denton, EUA e Doutoradaem Ciências da Cinesiologia na especialidade de Educação Física Adaptada, e com segunda especialidade pelo Colégio de Educação Profissional (Faculdade de Educação) em Ensino, Aprendizagem e Curriculum pela universidade “Texas Woman’s University”, Denton, EUA. Conta com Experiência na área de educação física e desporto, desenvolvimento de projectos e programas, pesquisa e workshops. É Especialista em actividade física para indivíduos com deficiência. Foi Colaboradora da Comissão Instaladora do Instituto Superior de Educação Físca e Desporto, na qualidade de Coordenadora Adjunta, bem como Colaboradora do Comité Paralímpico Angolano, a qual desempenhou a função de coordenadora do Projecto Criança, para Crianças com Deficiência, Angola e Pesquisadora Assistente da UNESCO em Angola, Escritório de Windhoek – Namíbia (Angola, Namíbia, África do Sul, Lesoto e Suazilândia), para Sector da Educação em Angola. Foi, entre outras, Responsável da Comissão do Basquetebol Feminino para a Zona VI da FIBA África e Representante de África junto a IFAPA (International Federation for Adapted Physical Activity – FederaçãoInternacional de Actividade Física Adaptada). Participou, entre outras, em vários artigos internacionais, bem como publicações como co-autora, entre as quais a obra History of inclusive physical education in Africa. In S. Heck & M. Block (Eds.). Inclusive physical education around the world: Origins, culture, practices. Routledge.
Coordenador para a África da Organização da ÉTICA SUMMIT
É Coordenador do Desporto da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto (CMJD) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Formador para o Sector do Desporto, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Colabora com diversas Universidades, nas áreas de Ciências do Desporto.