[ 20 de Junho, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Isménia Frederico

Isménia Frederico é jurista de formação, bancária de profissão e atualmente Presidente da Associação Caboverdiana dos Atletas Olímpicos.
É a primeira Atleta Olímpica Caboverdiana participou nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e Sidney 2000, bem como a a atleta a participar no mundial de atletismo (1993 Estugarda – Alemanha. Em 1997 participou nos Jogos Africanos em Antananarivo – Madagáscar e em 1998 nos Jogos da Cultura e Paz em Guiné Bissau. Teve, ainda, durante vários anos várias participações em meetings internacionais, dos quais o último em 2003 em Flamington, EUA.

Foi membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico Caboverdiano, Presidente de Comissão de Atletas de Cabo Verde, bem como vogal da Federação Caboverdiana de Ténis e ainda membro do Conselho Regional de Arbitragem de Futebol Santiago Sul. Por fim, conta com várias participações em fóruns, tais como Fórum Africano dos Atletas Olímpicos em Marraquexe – Marrocos (3-4 Outubro 2015) e Fórum Mundial e Assembleia Geral dos Atletas Olímpicos em Moscovo – Rússia (20-23 de Outubro de 2015).

[ 29 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

José Reis

José Reis é licenciado em Direito, tendo exercido funções na Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais de 1999 a 2020. É atualmente vogal para o Alto Comissariado para as Migrações. Kickboxer de Muay Thai de ascendência cabo-verdiana nos meio-médios ou supermédios, participou em 2010 no W.F.C.A.. Sagrou-se Campeão mundial Full Contact e campeão regional x2 K-1 MAX, tendo lutado pelas K-1 MAX e SuperLeague.

[ 29 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Danilo Ferreira

Danilo Ferreira foi atleta profissional de Andebol e é detentor de título de treinador de desporto de Desporto Adaptado Grau I, de Natação Grau I, de Andebol Grau III, de Boccia Grau I e de Goalball Grau I. Obteve, entre outros, em fevereiro 2023, o Prémio de Mérito Desportivo “Personalidade do Ano” conferido pela Confederação do Desporto de Portugal e em janeiro 2023 o Prémio de “Treinador do Ano” conferido na Gala do Desporto de Setúbal. Consagrou-se, em novembro 2022, Campeão do Mundo e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas e foi, em julho 2022,vVencedor do torneio internacional hand4all em Lyon Andebol em Cadeira de Rodas. É, ainda, desde 2021, Membro da Academia Olímpica de Portugal e desde 2021 treinador da Equipa de Andebol Seniores Masculinos do Clube Naval Setubalense, tendo ajudado à subida para 2ª divisão. Foi, desde setembro 2018 a dezembro 2022, Diretor Desportivo da Seleção (A) Nacional de Andebol Seniores Masculinos, Federação de Andebol de Portugal e entre 2018-2019, foi Treinador da Equipa de Andebol Seniores Masculinos do Vitória Futebol Clube, tendo ajudado à subida para 1ª divisão. É, desde julho 2016, elemento do grupo de trabalho da Federação Europeia de Andebol para o desenvolvimento do andebol em cadeira de rodas e desde agosto 2015, o Selecionador Nacional da equipa de Andebol em Cadeira de Rodas da responsabilidade da Federação de Andebol de Portugal. É, desde fevereiro 2013, o Treinador da equipa de andebol adaptado (deficiência intelectual) do Clube Naval Setubalense/União Desportiva para a Inclusão e desde setembro 2009 o Elemento da equipa técnica do Projeto Andebol4ll (Andebol Adaptado) da Federação de Andebol de Portugal. Co-autor do livro Desporto com Sentido – Andebol da Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal, foi ainda co-autor do Wheelchair Handball – Classification Rules and Regulations Manual pela Federação de Andebol de Portugal.

[ 12 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Marcelo Carvalho

Marcelo Medeiros Carvalho é Idealizador e Diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Tem, ainda, um MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – FADERGS (2015) e é graduado em Administração de Empresas também pela FADERGS (2015). Tem um Curso de Extensão em Gestão Esportiva pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Estudioso da questão étnico racial, com formação no curso “Cidadania e Reconstrução da Identidade Étnico-Racial”, da Universidade Livre, uma realização do Centro Ecumênico da Cultura Negra (CECUNE).

Palestrante pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol em seminários sobre o racismo no futebol e outros eventos com temática étnico-racial. Tendo textos sobre o racismo no futebol publicado em diversos jornais, revistas e sites nacionais e internacionais.

É, ainda, Autor do livro: Fragmentos: Contos da Vida Cotidiana.

[ 12 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

William Pimentel

Graduado em Educação Física (Uni-BH). Mestrando no Programa de Pós-Graduação (EGC/UFSC). Pós-Graduado em Direito Digital (UERJ/CEPED). Graduado em Direito (Newton Paiva). Especialista em Direito Desportivo e Ética Profissional. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética. Membro do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS). Membro do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS). Atuando há mais de 15 anos nos Conselhos Regionais e Federal de Educação Física.