[ 14 de Junho, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Tiago Barbosa

Tiago Barbosa é graduado em Relações Internacionais e Direito e pós-graduado em Gestão e Direito Desportivo (FIFA/CIES/UCA). É, ainda, Mestre em Direito Desportivo (ISDE Madrid).
É Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), membro do Comitê de Integridade da ITFF – Federação Internacional de Tênis de Mesa (desde 2022) e membro do Comitê de Defesa do Jogo Limpo do COB – Comitê Olímpico Brasileiro (desde 2022), bem como Membro do Comitê de Ética da CBG – Confederação Brasileira de Ginástica (desde 2022) e Membro do Comitê de Integridade da FPF – Federação Paulista de Futebol (desde 2020). Foi procurador do STJD do Futebol (2015-2016).

[ 29 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Joana Gonçalves

Joana Gonçalves é licenciada em ciências do desporto e pós-graduada em gestão desportiva e em direito do desporto, é atualmente Integrity Officer no Comité Olímpico de Portugal, e integra o Departamento de Missões e Preparação Olímpica desta organização. O seu trabalho é desenvolvido maioritariamente na área da integridade desportiva, designadamente no domínio da prevenção para a manipulação de competições. Integra vários projetos e grupos de trabalho dirigidos por organizações nacionais e internacionais. Foi Presidente da Federação Portuguesa de Hóquei e ainda membro da Comissão de Desenvolvimento na Federação Europeia de Hóquei.

[ 29 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Rinaldo Martorelli

Rinaldo Martorelli foi atleta profissional de futebol, é advogado e atualmente o Presidente do Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de SP, bem como Presidente do Sindicato Nacional dos Atletas Profissionais (SINDATLETASPRO). É, ainda, apresentador do Programa Direito Esporte Clube e Secretário de Relações do Esporte Profissional da UGT (União Geral dos Trabalhadores).

É mestre em Direitos Fundamentais, tem um MBA em Gestão Empresarial e é conferencista de Direito Desportivo e especialista em Direito Desportivo e em Gestão Estratégica de Esportes.

Foi, ainda, membro fundador e Presidente da FENAPAF (Fed. Nacional dos Atletas Prof. de Futebol), bem como Presidente e membro Comitê Executivo FIFPro e membro da Comissão de Resolução de Disputas da FIFA. Foi também membro do Conselho Nacional do Esporte – CNE – Ministério do Esporte – Brasília, bem como membro da Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos – CEJD – Ministério do Esporte – Brasília e Vice-Presidente da Comissão de Direito Desportivo OAB/SP.

[ 12 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Patrícia Borges

Patrícia Sousa Borges é Licenciada e Mestre em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho. É Docente Convidada na Escola de Direito da Universidade do Minho. No domínio no Direito do Desporto é coordenadora do Curso Breve de Formação em Direito do Desporto e do Curso Breve de Organização Desportiva. Integra ainda o corpo docente de alguns Mestrados da EDUM. Faz também parte do corpo docente da Pós Graduação em Direito do Desporto, na Universidade Autónoma de Lisboa, na Autónoma Academy – Escola de Pós Graduações da Universidade Autónoma de Lisboa. É Doutoranda em Ciências Privatísticas na Escola de Direito da Universidade do Minho e Investigadora integrada não Doutorada do JusGov – Centro de Investigação em Justiça e Governação. Frequentou o curso de formação especializada em Direito do Desporto na Universidade de Coimbra e a Pós-Graduação em Organização e Gestão do Futebol Profissional na Universidade Católica Portuguesa em parceria com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Realizou diversos cursos de formação avançada, nomeadamente, o Curso de Direito Desportivo pela Universidade Portucalense, o Curso sobre o Tribunal Arbitral do Desporto e Arbitragem Desportiva pela Unidade de Formação Jurídica e Judiciária e o Curso de Intermediação de Jogadores ministrado pela Ordem dos Advogados. Em 2021 publicou o livro Direito Penal Desportivo: o árbitro de futebol e a corrupção desportiva. É autora de diversos artigos publicados no âmbito do Direito do Desporto e oradora em diversas conferências nacionais e internacionais sobre a mesma temática. É Membro do Conselho de Redação da Revista de Direito do Desporto da Federação Portuguesa de Futebol desde 2021; É Advogada com escritório no Porto.

[ 12 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Teresa Rocha

Vice- Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Membro da Academia Olímpica de Portugal, foi bolseira a Academia Olímpica Internacional em 1994 e 2013, Embaixadora do PNED, Doutorada pela Universidade de Vigo-Campus de Pontevedra em ciências do desporto, com a tema ”Ética e percepção Olímpica nos Treinadores em Portugal”; pós graduação em Direito do Desporto pela UAL. Mestre em Ciências do Desporto com a temática “Ética e o Olimpismo nos jovens em idade escolar”

Directora regional para o desenvolvimento e Fomento da Federação de Andebol, de Portugal, Treinadora de Andebol, Professora de Educação Física.

Mentora do Código Deontológico do Treinador e da Declaração Antidopagem Treinador-Atleta