[ 12 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Joana Maranhão

Joanna Maranhão é atual Presidente do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil e uma atleta olímpica brasileira, sobrevivente de abuso no esporte, militante de direitos humanos e pesquisadora. Ela possui um mestrado em Ética esportiva e Integridade pela University of Leuven, na Bélgica, e bacharelado em Educação Física pela Faculdade Maurício de Nassau, no Brasil. Como nadadora profissional, Joanna se especializou em provas de medley (200 e 400 metros, participou de quatro Jogos Olímpicos e conquistou oito medalhas em Jogos Pan-americanos).

[ 12 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

Filomena Fortes

Filomena Fortes é Presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Presidente da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) e Vice-Presidente da Comissão de Mulheres e Desporto da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ANOCA).
Foi membro Fundador do Comité Paralímpico Cabo-verdiano.
É membro das seguintes Comissões do COI: Future Host Commission for the Games of the Olympiad (2019-), Sustainability and Legacy (2022-); Olimpismo 365 (2022-) e foi membro das seguintes Comissões do COI: Esporte e Sociedade Ativa (2014-2021), Educação Olímpica (2014-2021); Coordenação dos Jogos da XXXIV Olimpíada Los Angeles 2028 (2019-2020);
Possui Licenciatura em Cultura Física, Instituto Superior Manuel Fajardo, Cuba; Pós-graduação em Educação Juvenil, Coimbra, Portugal; Mestre em Ciências do Desporto (FCDEF), Universidade do Porto, Portugal; Mestrado Executivo em Organizações Desportivas (MEMOS); Doutoramento em Ciências da Educação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

[ 29 de Julho, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Rui Garcia

Licenciado em Educação Física e Doutorado em Ciências do Desporto, área de Antropologia do Desporto, pela Universidade do Porto, e Professor Catedrático de nomeação definitiva na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADE-UP), lecionando Antropologia do Desporto, Sociologia do Desporto, Metodologia da Investigação I – Métodos Qualitativos, Sociologia da Atividade Física e da Saúde, Gerontologia Social e Cultural, Sociologia do Desporto, Desporto e Multiculturalismo.

Leciona Antropologia da Saúde na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, Metodologia da Investigação na Universidade Católica de Santo António de Múrcia, Espanha e Antropologia do Desportona Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Brasil.

Prémio de Excelência a “Professor do Exterior” atribuído pela Fédèration Internacional d’Education Physique e Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade do Estado do Amazonas.

[ 29 de Julho, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Alexandre Mestre

Consultor da Abreu Advogados.

Secretário de Estado da Juventude e Desporto de 2011 a 2013

Doutorado pela European Sports Law, Edge Hill University, Liverpool, Mestre em Direito e Gestão Desportiva, Mestre em Estudos Europeus, vertente Jurídica, pos-graduado em Estudos Olímpicos, Legística e Ciência da Legislação e Estudos Jurídicos e Económicos da União Europeia.

É docente na Universidade Autónoma de Lisboa e na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, e também docente convidado na Universidade de Pretória, na Footbal Bussiness Academy (SW), Universidade de Lheida (ES) e ISDE de Barcelona.

Membro do Comite de Governança e Compliance da UEFA e do Comité Internacional Pierre Coubertin.

[ 29 de Julho, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Fábio Figueiras

Presidente da Comissão Executiva do Ética Summit;

Licenciado em Direito, pós-graduado em Direito do Desporto,  Mestre em Desporto (“FIFA Master”);

Vice-presidente do Panathlon Clube de Lisboa está responsável pelas relações Internacionais do Clube.

Para Fábio Figueiras, o Ética Summit estabelece, pela dimensão internacional dada pelo envolvimento do mundo lusófono, com espírito inovador e crítico, um marco histórico na discussão da ética no desporto dos vários países participantes.