[ 12 de Maio, 2023 por admin_es 0 Comentários ]

André Siqueira

André Siqueira é mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF) e encontra-se atualmente a doutorar em Ciência dos Esportes na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD – Portugal). Tem, ainda, um curso avançado de Gestão Esportiva (CAGE) pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e uma especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx).

É atualmente o fundador e diretor-presidente do Instituto Jogo Limpo, associação sem fins lucrativos que visa difundir os Valores do Esporte e colaborar com o esforço mundial antidopagem.

Foi, ainda, diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), gerente da competição de Saltos Ornamentais dos Jogos Olímpicos – Rio2016 e Science and Anti-Doping Manager no Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) – Bruxelas, Bélgica, bem como membro do Conselho Técnico de Natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e pesquisador do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército e chefe do Laboratório de Fisiologia do Exercício deste Instituto por cerca de 10 anos.

Por fim, atuou como técnico e/ou chefe da equipe de natação do Exército e das Forças Armadas, tendo participado dos Mundiais Militares de Natação de 1997, 2003, 2007, 2009, 2010 e 2011, este último, os Jogos Mundiais Militares em 2011.

[ 29 de Julho, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Luís Horta

Médico especialista em Medicina Desportiva e em Medicina Física e Reabilitação, Mestre em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina de Lisboa e Doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Exerceu funções como Professor Auxiliar Convidado da NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa e como Professor Associado Convidado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Foi Presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal e consultor internacional da UNESCO para a Autoridade Brasileira de Controlo de Dopagem.

É membro da Comissão Disciplinar Independente para a Norma Internacional para Laboratórios da Agência Mundial Antidopagem, membro do Colégio Disciplinar Antidopagem e exerce funções como coordenador dos Centros de Ensino e de Investigação do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, EPE.

Foi Atleta de Alta Competição (grupo A) na modalidade de Atletismo.